quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Luta por uma educação digna

O deputado federal Florestan Fernandesem ato pela defesa do ensino público em 1988.


Sociólogo formado em 1943, obteve título de mestre em 1947 e de doutor em 1951. Atuou em universidades importantes no Brasil e em outros países, contudo, conquistou uma posição de destaque na Sociologia Brasileira devido sua atuação nos diferentes campos das ciências sociais, abrindo caminho para a profissionalização dos sociólogos ao defender a participação e a interferência dos intelectuais nos problemas nacionais, inaugurando um novo estilo de pensar a realidade social, por meio da qual se torna possível reinterpretar a sociedade e a história, bem como a Sociologia anteriormente produzida.Fundador da Sociologia Crítica no Brasil, tem sua produção intelectual impregnada de reflexão, no questionamento à realidade e o pensamento sintetizado. Enfrentou especialmente durante a ditadura, a grande repressão por propagar no meio universitário, um engajamento dos intelectuais, aos problemas da sociedade brasileira. Foi desligado da Universidade e exilado no Canadá, com base no AI 5, retornando para o Brasil após 1972.
No Brasil, guiado pela inquietude em que o tema da Educação representava em seu projeto de sociedade, participou intensamente da Campanha em Defesa da Escola Pública, na criação do Fórum de defesa, no processo de construção da LDB, defendendo um projeto lei, democrático e tinha o apoio e a participação de diversas entidades sociais.Nos últimos anos de sua trajetória de militância Educacional, sofreu uma grande decepção com dois amigos que militavam com ele, dentro de uma tendência que defendia um Educação com bases socialista na ocasião da Campanha em Defesa da Escola Pública, Fernando Henrique Cardoso e Darcy Ribeiro. Com este último travou diversos embates públicos até seus últimos dias de vida.
Enfim, crítica social, militância ativa, dedicação à docência, a pesquisa, ao publicismo; o sociólogo e professor, político engajado na luta contra desigualdade, na defesa da educação pública, do socialismo, da democracia e da solidariedade entre a classe trabalhadoras e entre os povos latino-americanos fizeram do Professor Florestan Fernandes, um grande homem de nosso tempo – coerente, sonhador e comprometido com sua classe.

Principais Obras Florestan começa a escrever no final dos anos 40 e ao longo de sua vida publicou mais de 50 livros e centenas de artigos. Suas principais obras foram:·
Organização Social dos Tupinambá (1949);·
A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (1952);
(Estas duas obras são indispensáveis para o conhecimento das nossas sociedades indígenas)· Mudanças Sociais no Brasil (1960);
(Nesta obra Florestan faz um panorama de seu trabalho e retrata o Brasil)·
Fundamentos Empíricos da Explicação Sociológicas (1959);
(Esta é um dos clássicos da sociologia de Florestan, se esta obra tivesse sido publicada nos Estados Unidos, na mesma época, teria revolucionado o ensino da sociologia).·
Folclore e Mudança Social na Cidade de São Paulo (1961);
(Esta obra revela o Brasil do tradicionalismo popular, na qual se tornou um documento etnográfico sobre a cultura popular).·
A Integração do Negro na sociedade de classes (1964);
(Estudo das revelações raciais em nosso país).·
Sociedade de Classes e subdesenvolvimento (1968);·
A Revolução Burguesa no Brasil (1975).(São obras que servem de eixo para compreender o Brasil que se seguiu à queda do antigo regime).
BibliografiaFERNANDES, F. (1981)
Sociedade de classes e subdesenvolvimento, 4ª edição, Zahar editores, Rio de Janeiro, RJ.MARTINS,J.S.(1998)
Florestan: Sociologia e Consciência Social no Brasil, Edusp, São Paulo – SP.IANNI, O. (1986) Florestan Fernandes: Sociologia, Editora Ática, São Paulo - SP.SILVA, M. L. O. (1998) Trabalho de Pesquisa do Historiador
http://www.florestaneducador.hpg.ig.com.br/sumario.htm